A
velocidade que as novas tecnologias surgem, impactam diretamente a forma com que vivemos, trabalhamos e fazemos negócios. E nos últimos anos, além das demandas do mercado e impulsionadas pela pandemia de COVID-19, o progresso acelerou mais ainda, e já fazem parte de nosso cotidiano.
Em se tratando de Tecnologia, sabemos que é um setor em constante evolução, que nunca fica estagnado, e surgem novidades todos os dias. Diante disto é importante estar sempre atento às novas tendências do mercado, como elas podem afetar sua empresa e seu negócio, e como se adaptar e conquistar mais resultados positivos, produtividade e competitividade.
Para 2022, surgem novas demandas e expectativas, impulsionados também por inovações que estavam engavetadas. Quer saber algumas delas?
IOT e Hiperautomação.
IOT, inglês para Internet das Coisas, é uma tendência que já vem buscando seu espaço há alguns anos e, em 2022, promete continuar em crescimento. O que esta tecnologia traz de novo é a capacidade de eletrônicos se conectarem com a internet, e assim, agirem de forma autônoma, com capacidade de realizar tarefas. Um grande exemplo para esta tecnologia é a geladeira que consegue verificar o que tem ou não dentro dela, fazer uma lista de compras e enviar para seu celular, como um alerta, e até mesmo, efetuar a compra em suas lojas preferidas.
Não somente para eletrodomésticos, esta tecnologia está sendo aplicada em indústrias, associada com a hiperautomação, onde máquinas operam e fazem ajustes sem contato humano, e assim uma única pessoa pode acompanhar várias linhas de produção, sem necessidade, até mesmo, de estar presente, automatizando toda a produção, com agilidade, eficiência e produtividade.
BI – Business Intelligence
O Business Intelligence (BI) é a tecnologia que permite a análise de grandes volumes de dados para avaliar consumo, navegação, interesse, e a partir daí, ter a tomada de decisão para seu negócio. Profissionais desta área, são cada vez mais procurados no mercado, porque, de forma bem dinâmica, conseguem coletar informações, e a partir delas, sugerir caminhos possíveis e tendências.
É uma tendência que nunca deixa de ser tendência, ela potencializa o conhecimento do seu mercado, do seu negócio, e ajuda a encontrar o caminho para o melhor investimento da sua empresa e, principalmente, proporciona competitividade para seu negócio.
Videoconferências
Impulsionados pela pandemia, Videochamadas e Videoconferências foram as ferramentas mais utilizadas para quem precisou seguir o trabalho de forma híbrida ou home office, mantendo equipes conectadas, resolutivas e produtivas, mesmo com o distanciamento. E com isto, os avanços foram surgindo, dignos de filmes de ficção científica, mais perto da nossa realidade atual.
Como resposta a esta necessidade, a Microsoft vem trabalhando em duas soluções, o Microsoft HoloLens e o Microsoft Mesh. Ainda em desenvolvimento, logo teremos disponibilizados, videoconferências utilizando holograma. Com certeza, os fãs de Star Wars irão se sentir nostálgicos.
Cloud Computing
Os servidores em nuvem, também chamados de cloud, se tornaram fundamentais na composição da infraestrutura de TI, principalmente nas atuais condições de trabalho remoto, onde todo o armazenamento de dados, sistemas e ferramentas, fica na nuvem, e permite que seus colaboradores possam acessar de qualquer lugar.
É mais uma ferramenta que é tendência todos os anos, porque a tecnologia precisa estar um passo à frente, traçando estratégias e serviços mais rápidos e dinâmicos, para atender esta demanda que só cresce. ERP com sistemas operacionais integrados com aplicações de Cloud, já são a realidade de muitas empresas, trazendo produtividade e economia, já que não exige mais o investimento em servidores locais.
O cloud backup se consolidará em 2022, e vem como complemento das soluções de backup físicos, com a vantagem da escalabilidade e do armazenamento virtual, fora do ambiente da empresa. A acessibilidade e segurança vem como plus.
Chatbots mais inteligentes
Os chatbots vieram como ferramenta de ajuda no atendimento ao cliente, com qualidade e ganhos em escala. Com a intensificação dos canais digitais para vendas e divulgação de serviços, as empresas têm investido cada vez mais para dar uma melhor experiência aos seus clientes, até mesmo em Inteligência Artificial, capazes de dar respostas ainda mais eficientes.