A
o anunciar que iria se tornar uma empresa de metaverso, provavelmente você deve ter se perguntado por que Zuckerberg e o Facebook queriam adentrar no mundo virtual. E realmente é o planejamento do grande conglomerado: em até cinco anos, o Facebook estará totalmente no metaverso, e reposicionou a marca, até mesmo mudando de nome, que agora se chama Meta.
A princípio, ainda é um conceito desconhecido pelo público em geral, contudo há um número crescente de grandes empresas que têm visto no metaverso uma nova oportunidade de se aproximar do público que já busca essa alternativa no mercado. A tendência é um aumento e melhora tecnológica, que irá tornar o metaverso mais realista, conquistar novos adeptos e abrir um novo mercado.
Por mais que, num primeiro momento, passe pela nossa cabeça que é algo mais voltado para os amantes de video-games e criptomoedas, é importante abrir a mente para este não tão novo universo, porque em breve, se tornará uma importante ferramenta de marketing para todas as empresas, inclusive a sua. E grandes empresas já estão investindo massivamente para esta nova plataforma. Podemos citar o exemplo da Nike, que comprou uma fabricante de tênis virtual, já pensando nas vendas, bem como a Gucci, que vendeu uma versão de uma de suas bolsas para o jogo Roblox, sem contar a Boeing, que já anunciou lançar seu próximo avião no metaverso.
Enfim, o que é o metaverso?
O metaverso é o ambiente virtual imersivo e hiper-realista, onde as pessoas poderão conviver, ter terrenos, casas, customizar avatares em 3D, num upgrade de vida digital para virtual, sendo possível vivenciar por dentro dela. É a conexão dos mundos real e digital, numa realidade virtual aumentada, e tudo isto vivenciado através de fones de ouvido e óculos de realidade virtual, e tão logo, através de um simples aplicativo de smartphone.
O que as empresas estão animadas é que será uma nova forma de gerar lucratividade, onde será possível criar novos NTFs, de forma colaborativa. Tudo será possível nesta realidade virtual, desde a socialização, bem como aprender, trabalhar, vender coisas – até mesmo terrenos, imóveis, customização para avatares. Estamos diante do novo normal.
E não é algo que ainda está sendo imaginado; pelo contrário. Hoje já temos plataformas de jogos virtuais, como The Sandbox e Roblox, e mundos virtuais como Decetraland.
Luli Radfahrer, professor do curso de publicidade e propaganda da USP, em entrevista para a CNN, conta como surgiram diversos metaversos. “Quando a internet se popularizou na década de 1990, existiam várias tecnologias que, em teoria, permitiriam o metaverso, em especial voltado para realidade virtual, criação de espaços 3D, mas não deu certo. No começo do século 21, teve o [jogo] Second
Life, muitas empresas gastaram fortunas para estar nele, e era um metaverso, se vendia como. Mas não emplacou”, afirma Radfahrer.
“As pessoas acharam substitutos razoavelmente bons para ter um avatar completo, substitutos até melhores, como criar identidades no Facebook, Twitter, em que consegue exercitar já parte da sua personalidade sem precisar “carregar” um corpo junto”, diz. Mas esta forma de pensar está prestes a mudar, ou, já mudou. As gigantes da tecnologia Google e Facebook estão investindo massivamente para criação de suas plataformas. E o mercado está se abrindo para esta novidade. Todos que estão apostando, buscam novos avanços tecnológicos, com realidade virtual mais próxima do real, atraindo não somente os nostálgicos e amantes de jogos, mas também, pessoas que desejam se conectar em uma nova realidade.