Internet Explorer será desativado a partir de Junho de 2022 – Trivor

Internet Explorer será desativado a partir de Junho de 2022

D

esde de seu lançamento como Internet Explorer 1.0, um navegador web gráfico lançado em 16 de agosto de 1995 pela Microsoft, sendo a primeira versão do navegador Internet Explorer, ele foi considerado um dos mais longevos e conhecidos navegadores da história. E o mesmo percebeu que sua vida tinha os dias contados com a chegada do Microsoft Edge, navegador que originalmente veio no Windows 8.

 

E, pouco mais de dois anos após a chegada do novo Edge, a Microsoft confirmou oficialmente a data da desativação do Internet Explorer, sendo previsto o dia 15 de junho de 2022, passando a ser oficialmente substituído pelo novo recurso, com modo de compatibilidade do IE no Windows 10.

 

Desde seu lançamento em 1995, ele foi o navegador dominante por mais de uma década, já que não tinha concorrência a altura, e ainda, porque vinha acompanhando juntamente com o sistema operacional Windows, pré-instalado em bilhões de computadores ao redor do mundo. Isto trouxe alguns transtornos para a Microsoft, com a queda de braço com o Governo Americano que acusava a mesma de crime referente à lei Antitrust.

 

Porém, no final dos anos 2000, o Internet Explorer foi perdendo força em sua hegemonia ao surgir o Google Chrome, e até mesmo foi alvo de várias piadas em razão de sua lentidão e erros, em comparação aos seus rivais.

 

Como alternativa para se manter uma fatia do mercado, a Microsoft lançou o Edge, como uma forma de recuperar o prestígio dos anos 90 do Explorer, e voltar a estar entre os primeiros navegadores do mundo, o que não acontece hoje.

 

São 25 anos de história, e viu vários novos recursos sendo criados pela Microsoft, até mesmo o Edge, que é o aplicativo que irá substituí-lo. Mas em Junho, é praticamente a última da caminhada do Internet Explorer em PCs, após a descompatibilização com os serviços do Office 365 acontecido em agosto de 2021.

 

Um ponto que no entanto vale citar quando falamos desse movimento é que, segundo a empresa, essa desativação não afeta os aplicativos de desktop Windows 10 LTSC ou Server Internet Explorer 11 no mercado. Também não afeta o mecanismo MSHTML (Trident), sendo portanto mais limitado aos usuários domésticos.

 

“Estamos anunciando que o futuro do Internet Explorer no Windows 10 está no Microsoft Edge”, disse Sean Lyndersay, gerente de programa do Microsoft Edge. Ainda segundo a empresa, a partir de Junho, o navegador deixa de receber suporte oficialmente pela Microsoft e, posteriormente, deve ser desabilitado através de uma futura atualização do Windows 10 e será redirecionado para o Microsoft Edge se um usuário tentar acessá-lo.

 

Além disso, a Microsoft encerrou o suporte ao Internet Explorer 11 para o aplicativo Microsoft Teams ainda no ano passado e, pretende cortá-lo de acessar os serviços do Microsoft 365 ainda este ano. Em agosto, o Internet Explorer 11 não terá mais suporte para os serviços online da marca, como: Office 365, OneDrive e Outlook.

 

A empresa vem tentando limitar as pessoas a usarem o Internet Explorer por mais de cinco anos, desde que o Microsoft Edge apareceu pela primeira vez em 2015, e deu início ao fim da marca Internet Explorer.

 

No Windows 10, quando você tentar abrir uma nova página web, mesmo que clique no Internet Explorer, entrará automaticamente no Edge. A Microsoft ressalta que vai oferecer suporte a grande quantidade de sites que se originam no Internet Explorer até 2029, mas o fim é certo.

 

Apesar do Edge acompanhar o Windows, ele ocupa uma posição pouco expressiva no mercado, com menos de 4% de utilização, e mesmo com a retirada do Internet Explorer, não irá aumentar muito essa fatia, por enquanto.

AboutJacques Simões
Sócio Fundador da Trivor Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *