Gerenciamento centralizado de antivírus corporativo – Trivor

Gerenciamento centralizado de antivírus corporativo

A

s novas tecnologias surgem numa velocidade extraordinária, se aprimorando e modernizando não somente os dispositivos, as empresas, mas também a forma de fazer negócios. Muitas exigências em papéis, documentos ou arquivos, tornaram-se digitais. E isto exige uma tecnologia que atenda estas novas demandas, bem como um controle rígido e gerenciamento de acesso e segurança. E uma das formas de proteger seu patrimônio em dados digitais é através de um antivírus, que pode ser pessoal, quando usado em sua casa ou por seus dispositivos particulares, ou corporativos. Este é primordial para a proteção sua e de sua empresa.

 

Manter uma empresa protegida de incidentes digitais, como ataques, invasões e vazamentos, requer soluções capazes de prevenir e gerenciar todos os tipos de manobras e infiltrações existentes – e estão cada vez mais complexas e avançadas. A inserção na era digital é sinônimo de mais otimização, inteligência de dados e produtividade para as empresas, mas também significa estar vulnerável aos cibercriminosos e de ataques cada vez mais sofisticados de invasão aos sistemas. Já que estamos cada vez mais dependentes da tecnologia em nossos processos de trabalho, contar com um bom antivírus corporativo é um cuidado básico e essencial para todas as empresas. A implementação do antivírus é uma das providências obrigatórias para todos os segmentos e portes de empresas, preservando informações estratégicas e evitando invasões de sistemas, essa ferramenta tem papel definitivo na segurança corporativa.

 

Os antivírus corporativos são softwares que tem como objetivo principal detectar e remover ameaças, oferecendo proteção a desktops, notebooks, dispositivos móveis e servidores. Eles são ferramentas que oferecem recursos na gestão de sistemas, identificação de vulnerabilidades e processamento de correções. Como os vírus tem como principal finalidade interferir no funcionamento de computadores e outros equipamentos, bem como sequestrar, corromper ou mesmo destruir informações, o antivírus corporativo age preservando os dados confidenciais e estratégicos do negócio, impedindo invasões nos sistemas, nem que as informações sejam corrompidas. O antivírus corporativo trabalha com um grande volume de dados e diferentes formas de ataque, limpando seu computador de todos os riscos que podem comprometer seu negócio, protegendo de e-mail, sites maliciosos, pendrive infectado, download de programas ilegais, entre outras ameaças que surgem todos os dias.

 

Na prática, isso significa que essas ferramentas contam com pacotes de serviços exclusivos para empresas de diferentes portes e segmentos de atuação, estando preparadas para lidar com grandes volumes de dados e diversas variedades de ciberataques. Contudo, o antivírus corporativo também pode oferecer recursos extras de gestão de sistemas, rastreamento e identificação de vulnerabilidades e processamento de correções de falhas.

 

Como se trata de um recurso pensado especialmente para os negócios, o antivírus corporativo facilita a gestão de segurança do sistema como um todo. Com assistência técnica e atualizações automatizadas, a ferramenta oferece um gerenciamento centralizado e simplificado. O antivírus corporativo é definido de uma forma a proteger todos os computadores da rede, otimizando o processo. Quando falamos do antivírus individual, ele é configurado de forma individual, demandando tempo, custos e esforços da equipe que gerencia sua rede empresarial; no antivírus corporativo, ele atua em segundo plano, possibilitando que o computador seja utilizado normalmente durante a execução das rotinas de proteção, não atrapalhando o trabalho dos seus colaboradores, com o plus de acionar lembretes e atualizações automáticas, evitando que os programas fiquem desatualizados e vulneráveis aos mais diversos ataques virtuais.

 

E hoje o mercado conta com bons antivírus empresariais, que oferecem a facilidade no processo de instalação e manuseio, onde é possível gerenciar de uma única tela. De uma tela única, o time de TI se torna habilitado a proteger todos os computadores e dispositivos da sua empresa, recebendo alertas sobre atualizações necessárias e notificações de possíveis ameaças. É impossível controlar todos os sites que os colaboradores podem acessar no dia a dia de trabalho, impedindo a entrada em determinados endereços que representem ameaça à navegação.

 

Como diminui as ocorrências de servidores sobrecarregados e lentos, o antivírus também reduz os gastos com manutenção de equipamentos, garantindo que o sistema atue de maneira eficiente e contínua. A proteção contra malwares também evita os travamentos dos sistemas, uma vez que computadores e servidores que não estão lentos ou sobrecarregados conseguem rodar de maneira contínua e eficiente. Tudo isto gera maior produtividade, consequentemente, custos menores.

 

Hackers estão sempre à espreita, distribuindo ransomware, fazendo ataque DDoS, espalhando cavalos de tróia, vírus, worms, ataques SSL, golpes de phishing, que são somente alguns exemplos de ameaças silenciosas que rondam a sua rede e podem infectar os computadores e servidores da empresa com impactos terríveis. Eles conseguem burlar sistemas de segurança e soluções de detecção de ciberameaças, na mesma agilidade que às novas tecnologias de proteção surgem. Por isto a necessidade de uma equipe ágil e especializada para estar sempre um passo à frente destes criminosos.

 

A infinidade de formas que os cibercriminosos utilizam para invadir computadores e dispositivos é gigantesca, contudo há algumas maneiras de evitar que isto ocorra, como downloads de programas ilegais ou uso “programas piratas” (sem licenciamento legítimo), bem como abertura de anexos de e-mail suspeitos ou e-mails falsos que persuadem os usuários a revelarem informações sigilosas/financeiras (técnicas de engenharia social), e ainda uso de unidades removíveis infectadas, falhas de segurança e brechas de atualização de softwares, acesso a páginas web infectadas, cliques em links maliciosos e anúncios web infectados com malware. Associado a isto, com um bom antivírus corporativo, será criada uma barreira de proteção que delimita todos os terminais da empresa e suas possíveis brechas, atuando em diferentes frentes de vulnerabilidades.

 

Um antivírus corporativo Um simples pendrive ou smartphone conectados a um computador da empresa pode infectar todo o sistema corporativo, colocando em risco o valioso banco de dados da sua empresa. De fato, dispositivos móveis podem ser os responsáveis por espalhar uma ameaça cibernética em larga escala. Por isso, é preciso estar alerta com tudo que se conecta e acessa sua rede.

 

E ainda, é preciso diferenciar o antivírus corporativo do doméstico, já que o antivírus corporativo é especialmente desenvolvido para atender às necessidades das empresas, que precisam proteger dados em maior volume e de alta criticidade. Porém, muitas empresas, ao escolher um antivírus, acabam optando pelo comum ou doméstico, por desconhecer a criticidade ou por uma questão de economia, o que é um grande perigo, tendo em vista, se a opção representa menos custos a curto prazo, a segurança não é garantida. A longo prazo, os resultados são gastos altíssimos com planos de contenção de urgência e o grande risco de vazamento de dados fundamentais, incluindo informações de clientes, transações financeiras e senhas essenciais para os processos de trabalho, entre outros. O que é preciso ter como raciocínio, como esperar que um antivírus pensado para proteger um pequeno volume de dados consiga oferecer segurança efetiva para uma empresa? Somente o antivírus corporativo consegue assegurar a proteção adequada para as informações de sua empresa. Sem contar que, o uso de soluções não-corporativas ou domésticas no ambiente empresarial infringe a Lei Brasileira de Software, e sua empresa pode responder judicialmente.

 

Imagino que queira que sua empresa esteja protegida da mesma maneira, e os antivírus comuns funcionam individualmente em cada computador, enquanto os corporativos trabalham de forma centralizada, protegendo toda a rede, de forma contínua, e com a gestão organizada, permitindo aumentar o desempenho dos computadores, servidores e dispositivos de forma orgânica, plena, com regras gerais de proteção, no qual irá valer para todos os computadores da rede. Tudo isto com as vantagens de velocidade e assertividade na detecção de ameaças virtuais.

 

Portanto, o uso do antivírus corporativo é um caminho para proteger sua empresa e informações de ciberataques, mas é necessário ter em mente que só utilizar um antivírus não é o suficiente, por isso sempre devemos procurar diversas formas para manter os dados, documentos e computador protegidos, ainda mais quando trata-se de empresas. Dispor de um antivírus de qualidade é um dos pilares fundamentais para construir uma barreira eficaz de segurança, garantindo a disponibilidade e a privacidade das informações de sua empresa, promovendo a continuidade dos processos de trabalho e evitando graves crises financeiras e de imagem, que podem levar negócios despreparados à falência.

 

Quer saber mais com proteger sua empresa? Fale com a gente!

AboutJacques Simões
Sócio Fundador da Trivor Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *