Aumento da procura por manutenção em TI cresce mais de 142% em 2021 – Trivor

Aumento da procura por manutenção em TI cresce mais de 142% em 2021

A

pesar da pandemia ter corroborado, muitas empresas já vinham buscando outras alternativas para o formato de trabalho, que não fosse 100% presencial. E com grandes companhias colocando mais de 90% dos seus trabalhadores em home office durante a Pandemia, as equipes de TI afirmaram que tiveram um aumento de 142% no número de chamados para manutenção em equipamentos e infraestrutura, somente em 2021.

Quem levantou estes dados foi a FindUP, startup especializada em suporte de TI, com base na quantidade de solicitações realizadas por 252 empresas brasileiras no período, distribuídas nos segmentos de bancos, varejo, tecnologia, saúde, alimentos, aviação, automotivo e de serviços.

Dentre os números levantados, foi possível verificar que o número de serviços prestados e atendimentos quadruplicou em relação a 2020. E segundo Fábio Freire, CEO da startup, é possível que a justificativa seja volta acelerada às atividades presenciais. Mais equipamentos foram instalados nos locais de trabalho, além de que os dispositivos foram mais sobrecarregados nesse período, logo necessitam de mais manutenção.

Os números ainda revelam que muitas empresas tomaram a decisão de não voltar para o trabalho presencial, adotando o sistema híbrido ou 100% home office, já que a produtividade do trabalho não foi afetada durante o período de pandemia, e houve economia em outros custos fixos, como devolução de espaços físicos, escritórios, energia, entre outros.

Um setor que também demandou procura acima do habitual foi o setor bancário, que foi responsável por 54,21% das solicitações por técnicos de TI ao longo de 2021, liderando diante de todos os outros setores a busca por este tipo de servço. “Por conta dos novos modelos de trabalho, as empresas passaram a investir cada vez mais em infraestrutura para que seus funcionários possam realizar suas atividades de forma remota”, afirma Fábio Freire.

Dentro os setores que também demandam por procura de prestação de serviço em manutenção de TI, com 17,87% dos chamados realizados no ano passado, fica o setor varejista, impulsionados principalmente pelas datas comemorativas, como Black Friday e Natal. Nestas datas, a gestão de TI deve estar totalmente em alerta, e em pleno funcionamento, para evitar paradas, gerando transtornos dentro do e-commerce ou da loja física e, consequentemente, prejudicando o desempenho da equipe de vendas.

Os outros segmentos também tiveram alta representatividade no número de chamados no ano anterior, como Tecnologia (17,56%) e Saúde (4,75%). “Em 2021, muitas empresas de tecnologia expandiram suas operações de software ou IOT. Por isso, a quantidade de solicitações nesse setor foi significativa, uma vez que elas precisaram fazer a implantação e suporte destas soluções”, diz Fábio.

Diante dos números apresentados na pesquisa da FindUP, é possível avaliar a retomada do consumo, mesmo diante da pandemia em andamento. O mercado voltou a se aquecer, e a procura por serviços, que foi o setor da economia mais prejudicado em 2020, teve um aumento significativo. E para manter as empresas em plena operação, principalmente para investimento tecnológicos que estavam em stand-by, os serviços de TI, tanto para manutenção como para implementação, tiveram este crescimento assustador.

Sua empresa está com toda infraestrutura e equipamentos em dia? Precisando de avaliação e estruturação, fale conosco.

AboutJacques Simões
Sócio Fundador da Trivor Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *