Nova versão do Windows 11 traz novidades em design e correção de bugs – Trivor

Nova versão do Windows 11 traz novidades em design e correção de bugs

P

ensando no design e na correção de bugs, a Microsoft liberou novas versões do Windows 11 para o canal Beta e Dev na última semana. No total, foram lançadas três versões do sistema operacional para os testadores da plataforma: 25169 (Canal Dev); 22621.440 e 22622.440 (Canal Beta). Cada uma delas, traz diferentes características que serão testadas antes do lançamento para o público. Partindo das versões de teste mais estáveis, a Microsoft adicionou um recurso exclusivo para aqueles que instalaram a compilação 22622.440, onde reúne alguns dos aplicativos em execução em um grupo que permanece oculto na barra de tarefas. Esse recurso estava disponível anteriormente de forma limitada para os usuários, mas finalmente chegou à versão “Beta” do Windows, indicando disponibilidade iminente. O Windows 11 passou a contar com uma nova janela “Abrir com” que respeita sua linguagem visual, que antes era exibida em um layout branco semelhante ao Windows 10, mas agora a caixa de diálogo possui transparência e elementos visuais da nova geração, além de extinguir os blocos azuis que abrigavam os ícones dos aplicativos.

 

Com relação às configurações do Windows 11, a nova versão se tornou mais completa ao extrair uma função do Painel de Controle. A partir dessa atualização, os usuários poderão desinstalar aplicativos que possuem algo que a Microsoft chama de “interdependência”, como uma plataforma de jogos e seus respectivos títulos instalados no PC. Estas melhorias vêm juntamente com uma série de correções de bugs no Explorador de Arquivos, incluindo o vazamento de memória causado ao utilizar as vindouras “guias”. Para usuários de ambas as versões, a barra de tarefas começou a exibir os widgets dinâmicos para mostrar placares de jogos, dados financeiros e notícias urgentes. Os widgets são discretos, mas podem ser expandidos para exibir mais informações ao clicar sobre o elemento.

 

A atualização dá mais um empurrão na transição do Painel de Controle para o app Configurações. Isto porque, antes, para remover ou alterar esses apps, era necessário abrir as definições antigas, já que o aplicativo de ajustes atual não reconhecia alguns padrões mais antigos. Tudo isto vem para destacar a personalização das Configurações, caracterizado pelos papéis de parede dinâmicos que mudam automaticamente em intervalos de tempo predeterminados. E a partir da nova versão, é possível limitar acesso a diferentes tipos de configurações, como o nível de brilho da tela e redes Wi-Fi, além de bloquear janelas pop-up e ajustar o menu Iniciar para exibir programas específicos.

 

Além do novo design, a nova versão traz uma série de correções de bugs que tornaram o sistema mais estável antes do lançamento de atualizações cumulativas. Um dos bugs do Windows 11 que a Microsoft corrige com esta atualização afeta a experiência de uso do sistema operacional onde o botão iniciar desaparece. Este erro se une com diversos bugs reportados pela comunidade, muitos dos quais já corrigidos. Um deles, descoberto no início do ano e corrigido em maio, fazia com que arquivos excluídos continuassem no computador mesmo após a formatação do dispositivo. Em outro caso mais específico, uma atualização do Windows 11 afetava diretamente os jogadores, já que o sistema podia impedir que alguns jogos não funcionassem corretamente e fossem fechados.

 

O Windows 11 não é lá muito querido por quem usa o PC para jogar, os usuários gamers ainda preferem a versão anterior, o Windows 10, que foi aperfeiçoando e otimizado para jogos após anos de atualizações e melhorias. A aversão da comunidade gamer com a versão de Windows 11, antes desta correção, é baseada nas falhas que limitavam o desempenho de jogos, onde vários usuários relataram o fechamento repentino de alguns games. A Microsoft está trabalhando para melhorar, e de fato, é preciso reconhecer que a empresa está lançando recursos bem interessantes, que prometem atrair de vez a comunidade gamer. O Microsoft Edge, que comumente só é utilizado para baixar o Chrome, recebeu uma atualização recentemente, que promete melhorar a responsividade do Edge durante partidas de jogos via Xbox Cloud Gaming, que executa os jogos nos servidores da Microsoft e retorna apenas o vídeo para os usuários. Isso permite que os games do catálogo rodem em qualquer dispositivo com uma tela e acesso à internet.

 

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

AboutJacques Simões
Sócio Fundador da Trivor Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *