O
mercado financeiro foi revolucionado pelo surgimento das criptomoedas. A criptomoeda é dinheiro digital, dinheiro este que possibilita transações comerciais mais rápidas e seguras. A tecnologia, lançada em janeiro de 2009, já está dominando o mercado financeiro e, o que antes despertava curiosidade, hoje é uma realidade dentro do mercado de capitais.
Especialistas afirmam que é mais seguro que o dinheiro guardado em bancos ou instituições financeiras, e diferentemente de moedas como dólar, euro e real, é uma moeda que não passa por fiscalização de autoridades governamentais de nenhum país. Toda a segurança e garantia é por estar hospedado em uma rede blockchain e utilizar sistemas avançados criptografados, que protegem as transações.
As criptomoedas surgiram após as incertezas geradas pela crise financeira de 2008, onde, com a quebra de alguns bancos, gerou inseguranças no sistema centralizado de controle do dinheiro por estes agentes. E Satoshi Nakamoto, nome oficial dado para o criador do Bitcoin, publicou em um blog da internet que havia criado uma tecnologia nova, em que o dinheiro seria comandado sem interferência de terceiros e passaria de pessoa para pessoa. Contudo, ninguém tem certeza se este é o nome dele real, ou de um grupo de pessoas, ou pseudônimo.
E esta criptomoeda deu tão certo, que, em Dezembro de 2021, o Bitcoin atingiu o valor histórico de US $66 mil, e hoje, ações nas Bolsas do mundo todo podem ser compradas com Bitcoin. Até mesmo o bilionário Elon Musk investiu em criptomoedas, em 2021, a quantia de US $1,5 bilhão, e ainda informou que aceita a moeda virtual como forma de pagamento.