Empresa de tecnologia cria academia gratuita para formar profissionais de TI – Trivor

Empresa de tecnologia cria academia gratuita para formar profissionais de TI

É

fato que o setor de tecnologia da informação enfrenta um déficit de profissionais, em todo mundo. E no Brasil, não é diferente. Mesmo formando cerca de 50 mil especialistas na área todos os anos, ainda é insuficiente para preencher todas as vagas disponíveis. O Brasil forma, a cada ano, cerca de 45 mil especialistas na área, volume insuficiente para preencher as 70 mil novas vagas abertas todos os anos.

Pensando neste déficit, a Academia Kaspper, formação livre e gratuita de 96 horas, lançada pela startup Kaspper, empresa do Grupo Accesstage, especialista no desenvolvimento de soluções em TI para o mercado financeiro e utilities, formou sua primeira turma de profissionais em tecnologia e abre novas vagas agora. E para os alunos que se sobressair, haverá a oportunidade de serem incorporados pela empresa.

De forma gratuita, a formação é dividida em aulas online, com linguagens de programação, e para as próximas turmas, serão ofertadas também módulos de gestão financeira e de carreira, como apresentar projetos, gestão de pessoas, entre outros.

Para se candidatar para as próximas vagas, os interessados deverão ficar atentos no site do projeto, que está aberto para candidatos de todos os níveis de conhecimento.

Outra oportunidade que surgiu foi proporcionada pelo Grupo FCamara, consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital, que lançou o Migração de Carreira, projeto que prepara pessoas que desejam mudar de área e atuar em garantia de qualidade e analista de teste. O programa pode ser acessado pelo site da empresa, onde reúne uma série de conteúdos gratuitos.

E mais uma opção, que pega pelo modelo mais tradicional, mas têm objetivos mais ambiciosos é o recém-chegado Instituto Turing de Tecnologia, ou, se preferir, ITuring. A edtech tem como objetivo, formar um milhão de pessoas em TI em até 10 anos. Para isso, aposta na experiência de seu board no setor de educação. Para preparar os profissionais, o ITuring abraça a filosofia que é o cerne do mundo da tecnologia: prática, prática e mais prática. Eles utilizam, em seus cursos, o chamado project-based learning (ou “aprendizagem por projetos”) e conta com os primeiros módulos gratuitos, com os projetos revisados por especialistas e suporte ao aluno em até 24 horas inclusos na experimentação.

Diante deste cenário nacional, percebemos que há um movimento hoje, que vem das empresas, que tentam formar seus talentos de tecnologia dentro de casa e financiam profissionais para que eles se especializem e façam parte de projetos que agreguem experiência. E ainda, uma migração de área de atuação, já que as empresas de TI ofertam salários bem mais atrativos e condições de trabalho mais interessantes.

AboutJacques Simões
Sócio Fundador da Trivor Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *