Gerenciamento de TI baseado em MSP – Trivor

Gerenciamento de TI baseado em MSP

V

ocê já ouviu o termo Provedor de Serviços Gerenciados? Também conhecido como MSP (Managed Service Provider), trata-se da empresa que gerencia remotamente a infraestrutura ou serviço de um cliente, atuando de forma preventiva, e não apenas solucionando problemas depois que eles já ocorreram.

Esta solução de gerenciamento proativo se tornou uma realidade do mercado, onde as empresas que prestam este serviço tem como foco oferecer o trabalho de monitoramento do ambiente de TI para as empresas, bem como gerenciamento, dando prioridade na segurança, eficácia e agindo preventivamente para evitar parada das operações da empresa, minimizando instabilidades, imprevisibilidades, no que tange à infraestrutura da rede de TI.

Além da avaliação preventiva, tudo isto é feito usando soluções e softwares especializados, que acompanham continuamente cada um dos recursos e processos de TI, que a empresa possui. O recurso é feito para realizar o gerenciamento de TI de forma estratégica, agindo antecipadamente aos problemas, identificando falhas e buscando melhorias de desempenho e infraestrutura. Com isto, a equipe interna de TI e seus Gestores podem usar seu tempo para outras demandas.

O gerenciamento proativo atua de forma preventiva, e isto faz o MSP ser diferente do modo tradicional de prestação de serviços de TI, já que evita paradas no meio de expediente, durante realização dos processos produtivos, e a intercorrência, por ser realizada preventivamente, é feita durante o período agendado previamente, devidamente organizado.

Começar a trabalhar com o modelo de MSP é se adequar, e se antecipar, mapear tarefas, encontrar soluções antes que ocorram problemas e paradas da rede, o que proporciona melhorar os rendimentos das empresas, gerando impactos na competitividade e nos resultados do seu negócio.

E isso não é um fator que afeta somente a questão da produtividade. Com a adoção do gerenciamento de TI com planejamento, acompanhamento e mapeamento das tarefas, é possível melhorar o desempenho da equipe de funcionários, reduzindo custos com contratações e permitindo um maior investimento em inovação.

O MSP pode atuar em empresas de qualquer porte, fornecendo aprimoramento e mantendo a qualidade e segurança de sua infraestrutura e processos de TI. E por não estar lidando com problemas que geram prejuízos para os clientes, o modelo de MSP está ligado a uma maior satisfação deles, já que há o conhecimento de toda a rede, seus gargalos, e o diagnóstico é feito rapidamente, buscando um atendimento especializado e estratégico, que contribua para sua escalabilidade.

Com relação ao pessoal, um aspecto que também se difere de outros modelos de trabalho em TI é a alocação de profissionais. Nos serviços gerenciados, após a listagem das ações que serão realizadas, o próprio MSP definirá qual colaborador irá executá-las e não o contratante, tudo baseado no conhecimento e previsibilidade.

As ferramentas utilizadas são ainda outro ponto que se difere da atuação mais convencional em TI. No MSP, é preciso que elas sejam eficientes e sólidas,

proporcionando a confiabilidade e a segurança necessárias para manter as operações das corporações mesmo em momentos críticos.

 

Agora que já foi explicado como o MSP funciona, vamos aos benefícios.

 

Prevenção de riscos

A atuação do prestador de serviços gerenciados é a antecipação e prevenção de riscos. É uma vantagem tanto para a empresa contratante, que consegue manter suas operações de forma constante, como para a própria MSP, que diminui os custos com mobilidade e ações, bem como com o tempo dos colaboradores empenhados na resolução de falhas e intercorrências.

 

Gerenciamento remoto

Os softwares utilizados para o monitoramento, acionamento e gerenciamento de tarefas dos serviços gerenciados podem ser operados de forma remota. Com isso, os deslocamentos para operações in loco se tornam pontuais, apenas quando é necessário suporte ou realização de uma tarefa específica.

 

Flexibilidade

A flexibilidade é outro benefício da prestação de serviços como MSP. Após a avaliação e viabilidade, a empresa monitora suas atividades e se adapta conforme a necessidade, tanto em recursos humanos como em tecnologias.

 

Custos

Os custos operacionais também diminuem com o modelo de serviços gerenciados. Isso se dá por conta da otimização de processos e, consequentemente, de tempo empenhado neles, que evita a realização de tarefas que podem ser automatizadas ou mesmo feitas de maneira mais rápida por meio de softwares especializados.

 

Tudo isto está alinhado às práticas atuais de mercado. O MSP é uma solução que proporciona a sua empresa produtividade, diminuição de custos e previsibilidade, sem contar que melhora os rendimentos das empresas, já que o aperfeiçoamento e a gestão estratégica do ambiente permitem otimizar atividades que podem ser automatizadas e garantir sua realização de forma adequada, por meio do monitoramento.

 

Se quiser saber mais como podemos implantar o modelo MSP na sua empresa, entre em contato conosco!

AboutJacques Simões
Sócio Fundador da Trivor Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *