O
Tap to Pay, novo lançamento para o iPhone da Apple, irá revolucionar os pagamentos no mundo. O aplicativo irá transformar o smartphone em uma máquina de cartão, capaz de receber pagamentos sem contato, via Apple Pay e cartões de débito e crédito.
A novidade primeiramente será disponibilizada nos EUA, e terá compatibilidade com iPhone XS e versões posteriores. Eles prometem que a tecnologia tornará o Apple Pay mais seguro, principalmente na garantia da proteção dos dados durante todas as transações, com a utilização do Secure Element.
As empresas que irão ter disponibilizado o novo recurso, neste primeiro momento, são as fintechs Stripe e Shopify Point, mas outras companhias também irão receber suporte em seguida.
No Brasil, ainda não tem previsão do lançamento deste novo recurso da Apple.
Revolução das formas de pagamentos.
Após o lançamento de pagamentos no WhatsApp, foi possível observar uma revolução nas formas de pagamentos, onde, potencializado pela Pandemia de Covid, as instituições financeiras e fintechs buscaram agilidade e praticidade para as tramitações de negócios, principalmente em pequenos valores.
Em pesquisa encomendada pela Mastercard, pode-se constatar o interesse dos Brasileiros por pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, onde 75% dos entrevistados gostariam de poder pagar em tempo real, independentemente do sistema institucional financeiro, e ainda, 53% gostariam de utilizar via aplicativos de mensagens ou redes sociais.
A pandemia da COVID-19 trouxe inúmeras mudanças para os consumidores, onde 56% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter mudado o comportamento de pagamento devido à pandemia e cerca de 75% dos entrevistados afirmaram ter aumentado o uso de pagamentos digitais devido ao distanciamento social.
Porém, a pesquisa também apontou que ainda há uma grande parcela da população que tem receio de utilizar estas formas de pagamentos, tanto via Apple Pay, Whatsapp, ou até mesmo o PIX, com receio da falta de segurança e medo de ter seus dados furtados e utilizados por quadrilhas especializadas.
O Brasil tem um grande potencial para desenvolvimento de soluções rápidas nas transações financeiras. Os brasileiros demonstraram grande anseio por novos serviços que tornem suas vidas mais fáceis. Mais de 70% dos respondentes gostariam de utilizar o celular para pagar transporte público, e também, 56% considerariam útil poder dividir o custo de uma compra com outras pessoas, como refeições ou taxas.
A pesquisa foi feita pela Kantar, a pedido da Mastercard, em Maio do ano passado.