Metaverso e NFT – Você está preparado? – Trivor

Metaverso e NFT – Você está preparado?

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o anunciar que iria se tornar uma empresa de metaverso, provavelmente você deve ter se perguntado por que Zuckerberg e o Facebook queriam adentrar no mundo virtual. E realmente é o planejamento do grande conglomerado: em até cinco anos, o Facebook estará totalmente no metaverso, e reposicionou a marca, até mesmo mudando de nome, que agora se chama Meta.

A princípio, ainda é um conceito desconhecido pelo público em geral, contudo há um número crescente de grandes empresas que têm visto no metaverso uma nova oportunidade de se aproximar do público que já busca essa alternativa no mercado. A tendência é um aumento e melhora tecnológica, que irá tornar o metaverso mais realista, conquistar novos adeptos e abrir um novo mercado.

Por mais que, num primeiro momento, passe pela nossa cabeça que é algo mais voltado para os amantes de video-games e criptomoedas, é importante abrir a mente para este não tão novo universo, porque em breve, se tornará uma importante ferramenta de marketing para todas as empresas, inclusive a sua. E grandes empresas já estão investindo massivamente para esta nova plataforma. Podemos citar o exemplo da Nike, que comprou uma fabricante de tênis virtual, já pensando nas vendas, bem como a Gucci, que vendeu uma versão de uma de suas bolsas para o jogo Roblox, sem contar a Boeing, que já anunciou lançar seu próximo avião no metaverso.

Enfim, o que é o metaverso?

O metaverso é o ambiente virtual imersivo e hiper-realista, onde as pessoas poderão conviver, ter terrenos, casas, customizar avatares em 3D, num upgrade de vida digital para virtual, sendo possível vivenciar por dentro dela. É a conexão dos mundos real e digital, numa realidade virtual aumentada, e tudo isto vivenciado através de fones de ouvido e óculos de realidade virtual, e tão logo, através de um simples aplicativo de smartphone.

O que as empresas estão animadas é que será uma nova forma de gerar lucratividade, onde será possível criar novos NTFs, de forma colaborativa. Tudo será possível nesta realidade virtual, desde a socialização, bem como aprender, trabalhar, vender coisas – até mesmo terrenos, imóveis, customização para avatares. Estamos diante do novo normal.

E não é algo que ainda está sendo imaginado; pelo contrário. Hoje já temos plataformas de jogos virtuais, como The Sandbox e Roblox, e mundos virtuais como Decetraland.

Luli Radfahrer, professor do curso de publicidade e propaganda da USP, em entrevista para a CNN, conta como surgiram diversos metaversos. “Quando a internet se popularizou na década de 1990, existiam várias tecnologias que, em teoria, permitiriam o metaverso, em especial voltado para realidade virtual, criação de espaços 3D, mas não deu certo. No começo do século 21, teve o [jogo] Second

Life, muitas empresas gastaram fortunas para estar nele, e era um metaverso, se vendia como. Mas não emplacou”, afirma Radfahrer.

“As pessoas acharam substitutos razoavelmente bons para ter um avatar completo, substitutos até melhores, como criar identidades no Facebook, Twitter, em que consegue exercitar já parte da sua personalidade sem precisar “carregar” um corpo junto”, diz. Mas esta forma de pensar está prestes a mudar, ou, já mudou. As gigantes da tecnologia Google e Facebook estão investindo massivamente para criação de suas plataformas. E o mercado está se abrindo para esta novidade. Todos que estão apostando, buscam novos avanços tecnológicos, com realidade virtual mais próxima do real, atraindo não somente os nostálgicos e amantes de jogos, mas também, pessoas que desejam se conectar em uma nova realidade.

No futuro, trabalhar juntos será uma das principais

maneiras de as pessoas usarem o metaverso.

– Mark Zuckerberg – CEO Meta

 

Embalada pelo Metaverso, eis que vem ganhando força as NFTs. Desde que o Neymar, jogador de futebol da seleção brasileira, investiu R$ 6 milhões de reais em uma obra de arte através de NFTs, as pessoas tiveram maior interesse, e é um mercado que não para de crescer.

E aí, nos deparamos novamente com uma novidade: o que é NFTs?

NFT é a representação de um item exclusivo, que pode ser digital – como uma arte gráfica feita no computador ou física, obras de artes, músicas, itens de jogos, momentos únicos no esporte e, até mesmo post de redes sociais, podem ser transformados em um.

Hoje, este mercado já está disponível em plataformas digitais, a venda se dá através de transação com criptomoedas, e você pode ter um pedaço de uma obra, por exemplo, de Picasso.

Diante das grandes possibilidades do metaverso, os NFTs surgem como o principal método para se monetizar e trocar valor dentro do metaverso, além das criptomoedas. Isto ocorre porque um NFT é um ativo digital exclusivo, mesmo que os mesmos sejam geralmente itens de arte digital (como vídeos, imagens, música), uma variedade de ativos pode constituir um NFT, incluindo bens imóveis virtuais. Em plataformas como a OpenSea, onde as pessoas vão para comprar e negociar NFTs, já existem lotes de terreno, ou até mesmo casas virtuais.

É possível já ver vendas de terrenos no valor de US$ 900 mil (R$ 5,1 milhões), por exemplo, que foi a compra de um NFT representando um terreno em Decentraland, feito por um fundo de investimento imobiliário digital chamado Republic Realm, realizado em Junho de 2021. Sem contar que o Grupo Metaverso comprou seu terreno em Decentraland por US$ 2,4 milhões (R$ 13 milhões).

Apesar dessa visão ainda estar um pouco distante de nossa realidade, existe toda uma nova forma de se fazer negócios, ou se entreter, e, até mesmo, viver, sendo criada. E com isto, é preciso manter a mente aberta para este novo, que para nós, ainda é algo intangível.

Imaginar a internet há 40 anos atrás, era algo impalpável para nós. E hoje, é algo que simplesmente, não se vive sem. Depois da internet, vieram e-mails, as redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis, os jogos de realidade aumentada, e agora, o metaverso. Os especialistas preveem que se tornará uma economia funcional e irá sincronizar com a vida real. É o futuro que já conseguimos ver bem próximo. O melhor a fazer é se adaptar e ver onde este novo formato de viver pode se adequar no seu negócio e na sua vida.

 

E aí, você já está preparado para o novo mundo?

AboutJacques Simões
Sócio Fundador da Trivor Consultoria

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