N
ovas ameaças digitais são descobertas todos os dias, em todos os lugares do mundo, e mesmo com duas ou mais formas de proteção, malwares conseguem invadir computadores, servidores e dispositivos, criando vários transtornos para pessoas e empresas. Somente em 2021, a empresa de antivírus Kaspersky informou que encontrou 380 novos arquivos maliciosos por dia, um crescimento de 5,7% maior que em 2020.
A maior parte das ameaças detectadas em computadores são específicas para Windows, mas em 2021, os cibercriminosos começaram a espalhar ameaças para o Linux, onde houve um crescimento de 57% no número de malwares e softwares indesejados para esse sistema operacional.
O que gerou um alerta para o setor de Segurança de Informação ao redor do mundo é o aumento de detecção de malware trojan dropper, que é um tipo usado para instalar malware mais sofisticados no dispositivo da vítima e, por isso, são muito perigosos, assim como detecção de worms, que teve aumento de 117% somente em 2021, que é outra ameaça que podem se autorreplicar e se propagar de forma independente uma vez que violam o sistema.
Disfarçados de instaladores de Programas, ou ainda atualizações infectadas, os cibercriminosos estão cada vez mais requintados na hora de invadir seus dispositivos, roubar informações, ou até mesmo sequestrar e pedir resgate. Os ataques variam em nível de risco, e podem ser barrados pelo antivírus, mas muitos deles não estão conseguindo detectar, podendo colocar todo seu negócio e sua empresa em risco.
É importante alertar que, uma vez executado, este dispositivo tem telas e informações gerais que parecem igualmente com as que seriam instaladas originalmente, e sem que o usuário identifique, um segundo programa carrega o malware no dispositivo, contaminando toda a sua rede.
A WatchGuard Technologies, empresa de segurança e inteligência de redes, publicou um alerta em um dos seus informativos, destacando o aumento considerável dos ataques cibernéticos na América Latina – 65% – bem como um aumento de 30% em 2021 em referência ao ano de 2020, na quantidade de malwares detectados.
A única forma de proteger sua empresa, é manter seus ambientes tecnológicos e antivírus sempre atualizados, certificando-se que os mesmos são legítimos. E ainda, certificar que os colaboradores estão visitando sites atestados, e não cópias e imitações criadas por criminosos. E claro, sempre mantendo o fator duplo de autenticação para logins, senhas com letras, números e caracteres e atualizações de softwares e apps em dia.
Por conta disso, desconfie de ofertas para atualização do sistema para sua rede operacional, com condições ou promessas distintas das informações oficiais dos fabricantes. Não há fórmulas mágicas. É preciso estar atento.
Precisando de ajuda, só falar conosco! Nosso time está preparado para lhe ajudar a deixar sua empresa mais segura e protegida.